Conferência Magna

A Conferência é aberta e conta com os participantes Bruno Cravos Alves, Diretor do Departamento de Projetos Estratégicos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e Geraldo Francisco da Silva Junior, subsecretário de articulação com estados e municípios do Ministério do Planejamento.

O primeiro a falar é Bruno Cravos, do Ministério da Integração, que cita sobre a falta de água ser, dentre outras coisas, assunto que afeta a saúde da população. Ele cita uma história que, em 2014, quando participava da primeira barragem sendo cheia com a transposição das águas do São Francisco, teve oportunidade de conversar com um senhor de 80 anos que estava presente e que havia escutado – e sonhado – a vida inteira com aquela água chegando. Ele fala sobre a motivação que é ter a oportunidade de ouvir das pessoas impactadas.

Bruno traz um estudo do Ministério sobre a integração de bacias e quais os fatores críticos de decisão que devem ser levadas em conta neste tipo de estudo. Ele comenta sobre as variáveis que definem o uso da água, sempre levando em conta o custo x benefício nas intervenções hídricas.

Bruno traz um anteprojeto de transposição do Rio Tocantins para o Piauí, que ainda demanda muitos estudos de viabilidade. Em nome do Ministro Waldez Góes, Bruno se despede colocando o Ministério à disposição e ressaltando que a integração das águas está dentro do escopo de trabalho atualmente no Ministério da Integração e do Desenvolvimento.